Com o Google Pay, você pode fazer compras e enviar dinheiro para amigos e familiares em quem você confia. Às vezes, usuários de má-fé tentam usar o Google Pay para roubar dinheiro. Para maior proteção contra golpes, siga estas diretrizes.
Importante: o Google não pode reverter transações do Pix. Depois que um pagamento com Pix é concluído, sua instituição financeira é a única entidade com permissão para interferir nas suas transações. Por isso, se você for vítima de um golpe, entre em contato com a instituição financeira.
Preste muita atenção ao pagar com Pix no Google Pay
Importante:
- Ao usar o Pix para transferir dinheiro ou fazer compras, confira se você está enviando o valor para a pessoa certa.
- Preste atenção a comportamentos estranhos e tome cuidado com pessoas desconhecidas pedindo dinheiro, porque isso pode ser um sinal de golpe.
- Antes de finalizar um pagamento, sempre confirme o valor e o nome da pessoa ou empresa que será paga.
Faça transferências apenas para pessoas ou empresas conhecidas
Para evitar a maioria dos golpes, faça transações apenas com pessoas ou empresas que você conhece.
Em geral, os golpistas tentam fazer você agir rápido sem pensar, apresentando ofertas boas demais para serem verdade, causas comoventes ou empresas falsas que parecem reais. Verifique se há erros na escrita, ofertas que vão acabar se você não agir logo ou outros detalhes que passariam despercebidos se você não prestasse atenção.
Evitar outros tipos de solicitações suspeitas
O golpista se passa por um atendente de suporte ao cliente ou usa ligações, e-mails, mensagens de texto e páginas para se passar por uma instituição, parente ou colega.
Importante: nunca baixe apps ou softwares durante um atendimento de suporte. O Google nunca pede o download de um app ou software para fazer pagamentos. Se alguém pedir que você faça o download de um app ou software exclusivo para pagamentos, um golpe pode ser usado para roubar dinheiro das suas contas.
Saiba mais sobre as políticas do usuário do Google Pay
Para mais informações sobre políticas, transações proibidas, denunciar atividades abusivas ou ilegais no Google Pay e quando os usuários violam nossas políticas, leia as Políticas do usuário do Google Pay.
Proteja sua Conta do Google para manter a segurança no Google Pay
- Confira se o smartphone está com as atualizações de segurança mais recentes.
- Adicione informações de recuperação para evitar o bloqueio.
- Aumente a segurança com a verificação em duas etapas.
- Aprenda a deixar sua conta mais segura.
Denunciar golpes e fraudes no Pix
Se você foi vítima de fraude ou golpe ao usar o Pix com o Google Pay, siga estas etapas:
Importante: entre em contato imediatamente com sua instituição financeira se precisar de mais ajuda através dos canais de atendimento ao cliente.
- Se o dispositivo for roubado, adote medidas para proteger tanto o aparelho quanto sua Conta do Google.
- Use este formulário para denunciar ao Google pagamentos suspeitos com Pix iniciados no Google Pay.
Também é possível denunciar golpes e fraudes ao Banco Central do Brasil, órgão responsável pela supervisão das instituições financeiras.
Dica: Para remover sua conta usada para fazer Pix, siga estas instruções.