Erros 404 (página não encontrada)

Em geral, erros 404 não afetarão o desempenho do seu site na pesquisa e você pode ignorá-los com segurança se estiver certo de que os URLs não devem existir em seu site. É importante garantir que esses e outros URLs inválidos retornem um código de resposta HTTP 404 adequado e que eles não sejam bloqueados pelo arquivo robots.txt do site.

Veja como lidar com erros 404:

  1. Decida se vale a pena corrigir o erro. Muitos erros 404 (talvez a maioria deles) não precisam ser corrigidos, já que eles não prejudicam a indexação nem a classificação do seu site.
    • Se for um URL enviado (um erro), vale a pena corrigi-lo.
    • Se o erro for devido a uma página excluída que não tem substituto ou equivalente, retornar um 404 é a coisa certa a fazer. O relatório deixará de exibir o erro 404 em aproximadamente um mês.
    • Se for o caso de um URL inválido que nunca existiu no seu site, você provavelmente não precisará se preocupar com isso. Talvez ter essa informação no relatório possa ser incômodo para você, mas não será necessário corrigir o erro, a menos que o URL seja um link comumente escrito incorretamente. Os erros 404 devem ser eliminados do relatório em aproximadamente um mês.
    • Se o URL tiver uma palavra com ortografia incorreta ou alternativa (por exemplo, example.com/flights/canceling em vez de example.com/flights/cancelling, com o "l" duplo em "cancelling", ou example.com/f00 em vez de example.com/foo, com zeros em vez da letra "o"), faça o mapeamento dos erros ortográficos comuns ou grafias alternativas para a mesma página no site usando redirecionamentos ou outro mecanismo.
  2. Se o URL foi enviado para indexação (o status é Erro), faça o seguinte:
    1. Inspecione o URL para ver de onde ele foi enviado clicando no ícone de envio ao lado do URL Pesquisar e examine as informações de Detecção. Atualize o sitemap conforme necessário.
    2. Se o conteúdo tiver sido movido, adicione um redirecionamento.
    3. Se você excluir um conteúdo permanentemente sem a intenção de substituí-lo por um conteúdo mais recente ou relacionado, deixe que o URL antigo retorne um erro 404 ou 410. O Google trata os erros 410 (Não existe mais) da mesma forma que os erros 404 (Não encontrado). Pode ser problemático retornar um código que não seja o 404 ou 410 para uma página não existente ou redirecionar os usuários para outra página, como a página inicial, em vez de retornar um 404. Essas páginas são chamadas de erro soft 404 e podem confundir tanto usuários quanto mecanismos de pesquisa.
    4. Se o URL for desconhecido: talvez você veja erros 404 ocasionais para URLs que nunca existiram no seu site. Esses erros podem ocorrer quando alguém acessa um URL inexistente no seu site. Talvez alguém tenha digitado incorretamente um URL no navegador ou um URL de link. Se for um erro muito comum, você poderá criar um redirecionamento para ele.
      Os URLs inesperados também podem ser gerados quando o Googlebot tenta seguir links encontrados em arquivos Flash, JavaScript ou outro conteúdo incorporado ou que só exista em um sitemap. Por exemplo, talvez o site use um código como este para rastrear downloads de arquivos no Google Analytics:
      <a href="helloworld.pdf"
        onClick="_gaq.push(['_trackPageview','/download-helloworld']);">
        Hello World PDF</a>

      Se o Googlebot encontrar esse código, ele talvez tente rastrear o URL http://www.example.com/download-helloworld, mesmo que não seja de uma página real. Nesse caso, o link poderá aparecer como um erro 404 (não encontrado) no relatório de erros de rastreamento. O Google está trabalhando para evitar esse tipo de erro de rastreamento. Esse erro não afeta o rastreamento ou a classificação do site.

  3. Não crie conteúdo fictício, não redirecione o usuário para sua página inicial nem use o robots.txt para bloquear erros 404. Essas opções dificultam o reconhecimento da estrutura do seu site e o processamento correto dele. Chamamos esses erros soft 404. Quando o Google conseguir rastrear um URL, ele poderá tentar rastrear esse URL para sempre. Gerar um redirecionamento no nível 300 atrasará essa tentativa de novo rastreamento, possivelmente por um longo período. O envio de uma solicitação de remoção de URL usando a ferramenta correspondente não removerá o erro desse relatório.

Isso foi útil?

Como podemos melhorá-lo?
true
Chegou agora ao Search Console?

Nunca usou o Search Console antes? Comece aqui. Temos informações para todos, dos novatos aos especialistas em SEO ou desenvolvedores de sites.

Pesquisa
Limpar pesquisa
Fechar pesquisa
Menu principal
37861035245906776
true
Pesquisar na Central de Ajuda
true
true
true
true
true
83844
false
false