Saiba como o Google Play Services pode usar sua localização

O Google Play Services ativa recursos importantes no dispositivo e ajuda a torná-lo mais seguro e confiável. Essa plataforma é diferente da Google Play Store. Saiba mais sobre o Google Play Services.

O Google Play Services pode usar as buscas por Wi-Fi e Bluetooth, que podem incluir dados usados para deduzir a localização ou proximidade. Se você usa um dispositivo com o Android 11 ou uma versão mais antiga, ele pode usar a permissão de localização para realizar alguns dos serviços que usam a permissão de dispositivos por perto em versões mais recentes do Android.

Como o Google Play Services pode usar sua localização

O Google Play Services pode acessar periodicamente as informações de local do seu dispositivo em segundo plano para ajudar a realizar serviços importantes. Por exemplo:

Para oferecer recursos de segurança

Serviços de emergência

O Google Play Services oferece suporte aos recursos de emergência do seu dispositivo, como o Serviço de localização de emergência e os alertas de terremoto. Veja como receber ajuda em situações de emergência.

Quando você liga ou envia uma mensagem de texto para um número de emergência, o Serviço de localização de emergência pode usar a localização do dispositivo e a Precisão de local do Google mesmo que esses recursos estejam desativados.

De vez em quando, o Google Play Services pode usar o local aproximado do dispositivo em segundo plano para determinar se você precisa receber um alerta de terremoto.

Dicas:

  • No seu dispositivo Android, acesse Configurações e Local para gerenciar essas configurações.
  • Em dispositivos com o Android 12 ou versão mais recente, acesse Configurações e Local e Serviços de localização.
Contas da família
Caso seu dispositivo tenha uma Conta do Google para crianças, o pai/mãe pode ativar o monitoramento da localização do dispositivo da criança no Family Link. Quando o monitoramento de localização está ativado, o Google Play Services pode acessar periodicamente o local do dispositivo da criança em segundo plano. Aprenda a ver e gerenciar a localização do dispositivo Android da criança.
Recursos de segurança

O Google Play Services pode acessar sua localização, às vezes em segundo plano, para ajudar com recursos de segurança. Por exemplo:

  • O Encontre Meu Dispositivo poderá usar sua localização quando você tentar encontrar seu dispositivo perdido ou roubado. 
    • Dica: para gerenciar as configurações do Encontre Meu Dispositivo, acesse Configurações e Google e Encontre Meu Dispositivo no seu dispositivo Android.
  • O recurso Smart Lock permite manter seu dispositivo desbloqueado automaticamente em determinados locais. 
    • Dica: para gerenciar as configurações do Smart Lock, acesse Configurações e Segurança e Smart Lock e Lugares confiáveis no seu dispositivo Android. 
  • O Google Play Services usa sua localização para detectar fraudes e proteger suas transações de pagamento digital.
  • Com o objetivo de ajudar a verificar as transações, o Google Play Services pode usar sua localização para exibir informações do comerciante e do local da loja nos seus recibos de pagamentos presenciais com a carteira digital.

Encontrar dispositivos por perto e se conectar a eles 

O Google Play Services pode usar sua localização em segundo plano para ajudar você a encontrar dispositivos por perto e se conectar a eles. Por exemplo, você pode:

  • usar o smartphone para fazer login na Conta do Google em um novo dispositivo, como o Android TV ou Wear OS;
  • compartilhar com outros dispositivos as redes Wi-Fi e credenciais salvas;
  • descobrir e transmitir mídia para dispositivos compatíveis com Chromecast por perto;
  • usar o Compartilhar por proximidade para compartilhar e receber arquivos de forma segura. 

Dica: para mudar as configurações de transmissão e do Compartilhar por proximidade, acesse Configurações e Google e Dispositivos e compartilhamento no seu dispositivo Android.

Importante: caso seu dispositivo use o Android 11 ou uma versão mais antiga, alguns serviços que usam a permissão de dispositivos por perto (disponível apenas no Android 12 e em versões mais recentes) para interagir com outros podem usar a permissão de localização. 

Mais recursos do dispositivo

Importante: às vezes, o Google Play Services pode usar sua localização em segundo plano para permitir que outros produtos e serviços do Google, como o Google Assistente, enviem notificações quando você tiver configurado lembretes baseados no local.

  • Serviço de notificações do dispositivo: o Google Play Services permite que apps e serviços enviem notificações ou verifiquem se há atualizações de conteúdo. Para garantir que você possa receber notificações oportunas e atualizações de apps no seu dispositivo, esse serviço pode acessar periodicamente as informações de Wi-Fi em segundo plano.
  • Fuso horário com base na localização: periodicamente, o Google Play Services usa seu local em segundo plano para definir o fuso horário do dispositivo.
    • Para gerenciar as configurações de fuso horário, acesse Configurações e Sistema e Data e hora no seu dispositivo Android.
  • Condicionamento físico: o Google Play Services permite que apps conectados acessem suas informações de localização e condicionamento físico em segundo plano. Veja como o compartilhamento de apps conectados funciona com seus dados do Google Fit.

Acesso à localização para outros apps e serviços

Quando a configuração de localização do seu dispositivo está ativada e o app tem a permissão de localização adequada, o Google Play Services pode fornecer a esses apps uma estimativa da sua localização. Por exemplo, apps e serviços no seu dispositivo usam informações de local para fornecer rotas ou ajudar você a monitorar uma corrida. Para ativar esse recurso, o Google Play Services pode acessar suas informações de localização com os dados do sensor.

Se a Precisão de local do Google estiver ativada, sinais como Wi-Fi e redes móveis, além de GPS e informações do sensor, vão ser usados para fornecer um local aproximado mais preciso a apps com permissão de localização. Para fazer isso, o Google pode coletar dados de local do dispositivo em segundo plano e usar esses dados anonimamente para melhorar a precisão e oferecer serviços com base na localização.

Dicas:

  • No seu dispositivo Android, acesse Configurações e Local e Precisão de local do Google para gerenciar a Precisão de local do Google.
  • Em dispositivos com Android 12 e versões mais recentes, abra Configurações e Local e Serviços de localização e Precisão de local do Google.

Como o Google Play Services oferece acesso às informações de local no dispositivo a todos os apps e serviços, não é possível desativar a permissão de localização para essa plataforma. Aprenda a gerenciar a configuração de localização do seu dispositivo.

Como o Google processa suas informações

Para ativar alguns recursos, o Google Play Services pode coletar e enviar ao Google algumas informações, que talvez incluam registros de falhas e informações de diagnósticos para fins de análise. Todas as informações que coletamos são processadas de acordo com a Política de Privacidade do Google.

Saiba como o Google usa as informações de localização.

false
Pesquisa
Limpar pesquisa
Fechar pesquisa
Menu principal
13022485081735299115
true
Pesquisar na Central de Ajuda
true
true
true
false
false